Cotação da moeda americana bate recordes nominais no Brasil no começo de 2020.
A cotação do dólar que atinge recordes é a nominal. Isso significa que não estão contabilizados nesse valor os cenários de inflação do Brasil e dos EUA.
EVOLUÇÃO REAL
No cenário interno, o quadro é marcado pelo baixo ritmo de recuperação da economia brasileira – conforme evidenciada pelo crescimento de 1,1% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2019.
O mercado de câmbio
O mercado de câmbio conta com Banco Central, comprando e vendendo dólares, de acordo com aquilo que entende como uma necessidade do momento. Normalmente, o Banco Central age para conter variações muito bruscas do dólar, utilizando suas reservas internacionais para intervir no mercado.
Fatores que influenciam o câmbio
1-CONTAS EXTERNAS
2-Juros
3- INFLAÇÃO
Os efeitos sobre a exportação
O primeiro efeito direto do dólar alto que aparece é o aumento dos custos para quem viaja ao exterior. Desde as passagens de avião, cujos preços costumam ser pautados pelo dólar, passando pelos preços de estadia, até gastos com comida e compras.
Os ecos sobre a economia
Se, de fato, o câmbio alto levar a um aumento nas exportações, isso beneficia as empresas do setor exportador. Com maiores receitas, elas podem decidir aumentar a produção, investindo mais e empregando mais pessoas.
Como funciona uma exportação
Quando uma empresa no Brasil exporta um produto ao exterior, ela pode receber o pagamento em reais ou em moeda estrangeira. Quando a transação é feita em moeda estrangeira e o recurso é ingressado no Brasil (o exportador pode manter o dinheiro no exterior), é necessário que seja feita uma operação de câmbio. Isso significa que será feita uma conversão da moeda estrangeira para reais antes de o dinheiro de fato circular na economia.
Os efeitos sobre a importação
O dólar alto encarece as compras no exterior para todo mundo no Brasil. Isso vale tanto para o jovem que compra um celular americano pela internet como para o produtor que precisa de uma máquina ou uma mercadoria específica para conduzir seu negócio.
O cenário inflacionário de 2020
No começo de 2020, mesmo com a valorização considerável do dólar, ainda não há pressão inflacionária significativa no Brasil. Isso porque a decisão de preços sempre passa pelos empresários, e alguns ainda esperam antes de repassar o aumento de custos aos consumidores.